Tosse persistente

Saiba mais sobre a tosse:

O que é a tosse?
 

Tosse é um reflexo natural de defesa de nosso aparelho respiratório que busca nos proteger contra uma irritação nas vias aéreas.

 

Quando a tosse se torna um problema?

A tosse se torna um problema quando é persistente, chegando a incomodar o paciente por vários dias ou até semanas. Nesses casos, perde-se o caráter protetor e o prejuízo na qualidade de vida pode ser enorme. Além de incomodar durante o desenvolvimento das atividades laborais e sociais diárias, pode prejudicar de sobremaneira a qualidade de sono e, inclusive,  levar à incontinência urinária.

Quais são os sintomas associados à tosse persistente?


Podem estar presentes sintomas como  chiado no peito, falta de ar, sensação de secreção que escorre do fundo da garganta, isto é, gotejamento nasal posterior; secreção nasal, queimação no estômago, sensação de refluxo gástrico, gosto amargo na boca e, em casos mais raros, secreção com sangue.

Quais são as causas da tosse persistente?


As tosses de curta duração muitas vezes estão relacionadas a gripes, resfriados ou infecções respiratórias (como faringites) e costumam durar poucos dias. Já a tosse crônica, pode estar relacionada a quadros de sinusite crônica, rinite, doença do refluxo gástrico, doenças pulmonares, alergias respiratórias, cerume impactado no ouvido, tabagismo, entre outras doenças mais graves. Por esse motivo, é fundamental que um diagnóstico preciso seja buscado.


Como é feito o diagnóstico da tosse persistente?

O mais importante é procurar um médico especializado, que pode ser um otorrinolaringologista ou um pneumologista.  Durante a consulta será feito um interrogatório médico detalhado e um exame físico minucioso. Além disso, muitas vezes são necessários exames complementares,  como a nasofibrolaringoscopia, exames laboratoriais e exames de imagem.

 

Como é o tratamento da tosse persistente?


O diagnóstico correto é de suma importância para orientar o tratamento, que deve ser baseado na causa da tosse. Na maioria das vezes, conseguimos bons resultados com a instituição de um tratamento clínico medicamentoso e adequado, associado a mudança de alguns hábitos de vida prejudiciais.

 

Agora, se você quer orientações mais detalhadas sobre tosse persistente, deixe seu e-mail aqui, que nós enviaremos para você.

CONTATO:

  • facebook ototone
  • instagram otoone
  • youtube otoone
  • Dr. Bruno Rossini
  • Dra. Renata Curi

Endereço: R. Cubatão, n°86, conj. 1407
Bairro: Paraíso | São Paulo/SP

Fone: (11) 4301-6874 | 2389-7016 | 99949-7016
Email: contato@otovita.com.br