Rinite Alérgica e outras rinites crônicas

Saiba mais sobre rinite:

O que é a rinite crônica?

Rinite crônica é uma reação inflamatória exacerbada da mucosa nasal, quando estimulada por algum agente nocivo. Existem vários tipos de rinite crônica, mas o mais comum é a rinite alérgica.

Os alérgenos (substâncias irritantes) mais comumente envolvidos nas crises de rinite alérgica são a poeira, alimentos, pêlos de animais domésticos, fumaça e cheiros fortes.


Quais são os sintomas de uma crise de rinite alérgica?


Os sintomas predominantes na crise de rinite alérgica são piora da congestão nasal; coriza; coceira (prurido) no nariz, olhos e garganta; espirros; perda do olfato e lacrimejamento. Esses sintomas podem estar presentes em intensidade e duração variáveis.

Posso desenvolver rinite alérgica depois de adulto?

Na maioria das vezes os pacientes alérgicos manifestam as crises de rinite desde a infância, mas, em alguns casos, pacientes já adultos podem passar a apresentar hiperreatividade respiratória a determinada substância alergênica e passar a apresentar crises de rinite alérgica.

 

Como fazemos o diagnóstico da rinite alérgica?

 

O mais importante é passar em uma consulta com o médico otorrinolaringologista de sua confiança. Nessa ocasião, serão questionados  detalhadamente quais os alérgenos que estão relacionados com o desencadeamento das crises de rinite alérgica e após um exame físico minucioso, podemos pedir exames complementares. A nasofibrolaringoscopia, testes cutâneos alérgicos e exames de sangue podem ser solicitados para ajudar no esclarecimento diagnóstico da rinite alérgica.


Qual o tratamento mais indicado para a rinite alérgica?

O tratamento da rinite alérgica é baseado no diagnóstico aventado. Além das orientações ambientais, para evitarmos crises de rinite, podemos utilizar terapias medicamentosas como antialérgicos, descongestionantes e corticóides, tópicos e sistêmicos. Em alguns casos selecionados, podemos indicar procedimentos cirúrgicos objetivando um melhor funcionamento nasal e, consequentemente, um alívio nos sintomas das crises de rinite alérgica.


Caso sofra com os sintomas de rinite alérgica, conte conosco para ajudar. Nossa equipe de otorrinolaringologistas especializados está pronta para lhe atender.

 

Agora, se você quer orientações mais detalhadas de como evitar crises de rinite alérgica, deixe seu e-mail aqui, que nós enviaremos para você.

CONTATO:

  • facebook ototone
  • instagram otoone
  • youtube otoone
  • Dr. Bruno Rossini
  • Dra. Renata Curi

Endereço: R. Cubatão, n°86, conj. 1407
Bairro: Paraíso | São Paulo/SP

Fone: (11) 4301-6874 | 2389-7016 | 99949-7016
Email: contato@otovita.com.br