top of page
SINUSITE.jpg

Sinusite ou rinossinusite

Você sofre com sinusite?

Conte conosco para ajudar.

 

Nossa equipe de otorrinolaringologistas especializados está pronta para lhe atender. Fazemos o tratamento baseado em um diagnóstico personalizado.

Pare de sofrer! Agende hoje mesmo sua consulta com um otorrinolaringologista especialista.

Saiba mais sobre sinusite:

O que é  a sinusite ou rinossinusite?


Rinossinusite ou, simplesmente, sinusite é a inflamação da mucosa  que reveste a cavidade nasal e os seios da face, também conhecidos como seios paranasais. As sinusites podem ser crônicas, isto é, com duração maior de três meses ou agudas, quando tem uma curta duração.  

 

E quais as principais causas das sinusites?

As principais causas das rinossinusites são infecciosas, causadas por vírus, bactérias ou fungos. A sinusopatia pode se instalar, por exemplo, após um resfriado comum. Outras causas inflamatórias, não infecciosas, também são frequentemente encontradas, como alergias e disfunções imunológicas que levam a inflamação sinusal crônica.  Alterações anatômicas, como desvios de septo nasal e a obstrução dos óstios de drenagem dos seios paranasais também podem estar envolvidas.

Quais os sintomas frequentemente apresentados nas rinossinusites?

Os sintomas mais comuns são congestão nasal, diminuição da capacidade de sentir cheiros, dor em peso na região da testa, ao redor dos olhos e nas arcadas dentárias superiores, eliminação de secreção amarelada ou esverdeada pelo nariz, sensação de secreção escorrendo por trás da garganta e tosse que piora ao deitar.  

Também pode ocasionar o mau hálito (halitose), causando grande desconforto ao paciente.

 

Como é realizado o tratamento das rinossinusites?

O tratamento é indicado a depender da causa e da gravidade de cada paciente.  Além da lavagem nasal com soro fisiológico, podemos utilizar anti-inflamatórios,  analgésicos, vasoconstritores e antibióticos tópicos ou por via oral. Em casos de sinusite crônica selecionados, ou em complicações de sinusite aguda,  pode ser indicado o tratamento cirúrgico, quando realizamos cirurgia endoscópica naso sinusal, também conhecida como sinusectomia (FESS).

 

Agora, se você quer orientações mais detalhadas sobre a sinusite, deixe seu e-mail aqui, que nós enviaremos para você.

bottom of page