Gripe e Resfriado:  infecções virais da via aérea superior

Saiba mais sobre gripe e resfriado:

Qual a diferença entre gripe e o resfriado?

A gripe e o resfriado são doenças infecciosas virais que acometem, principalmente, a via aérea superior. São consideradas as doenças mais comuns em todo o mundo e diferem entre si pelo vírus causador da infecção e pela intensidade dos sintomas.

Os quadros gripais, são causados pelo vírus tipo influenza e podem ter evolução grave a depender do subtipo viral e da imunidade do paciente. Já os resfriados são, em sua maioria, causados por rinovírus e coronavírus e costumam se manifestar com quadros mais brandos.


Quais são os sintomas dessas infecções de vias aéreas superiores (IVAS) de etiologia viral?

Os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes com gripes ou resfriados são: febre; dores pelo corpo (mialgia); fraqueza; tosse seca ou produtiva; dores de cabeça (cefaleia); perda do apetite; indisposição; congestão nasal; coriza e dores de garganta com duração de cerca de 7 dias. Casos de influenza mais severos, podem evoluir com insuficiência respiratória (grande dificuldade para respirar), necessitando de tratamento emergencial.

Muitas vezes, podemos confundir as gripes e os resfriados com sinusites, adenoidites e  faringites bacterianas. Por esse motivo, a avaliação de um médico otorrinolaringologista pode ajudar no esclarecimento diagnóstico.

Como podemos prevenir os resfriados e as gripes?

Para a prevenção das gripes e resfriados devemos evitar locais fechados e cheios de gente, lavar as mãos várias vezes ao dia, aplicar álcool gel nas mãos sempre que possível, lavar nariz com soro fisiológico diariamente e vacinar-se anualmente.

Como são tratados as gripes e os resfriados?

A avaliação médica é fundamental para uma boa condução do caso. No geral, é recomendado que o paciente faça uso de analgésicos e antitérmicos, tenha boa hidratação e alimentação e descanse bastante. No geral, não devemos utilizar antibióticos para o tratamento das infecções de via aérea de origem viral. Em alguns casos de influenza, podemos utilizar medicações antivirais com o intuito de evitar complicações respiratórias.

 

Nossa equipe de especialistas otorrinolaringologista está a disposição para esclarecer as dúvidas relacionadas às gripes e aos resfriados.

CONTATO:

  • facebook ototone
  • instagram otoone
  • youtube otoone
  • Dr. Bruno Rossini
  • Dra. Renata Curi

Endereço: R. Cubatão, n°86, conj. 1407
Bairro: Paraíso | São Paulo/SP

Fone: (11) 4301-6874 | 2389-7016 | 99949-7016
Email: contato@otovita.com.br