Cefaleia: entenda as dores de cabeça!

Saiba mais sobre cefaleia:

Você sabe o que é a cefaleia?

A cefaleia é o termo técnico para dor de cabeça. Segundo a OMS, mais de 30 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de dor de cabeça recorrente ou crônica.

 

Mas quais seriam as principais causas das dores de cabeça?

A cefaleia pode ser dividida em primária e secundária. As cefaleias primárias são decorrentes de uma dor originada na própria cabeça, como as migrâneas (enxaquecas) ou cefaléia tensional.  Já as cefaleias secundárias são sintomas de uma outra patologia, como uma sinusite ou doenças mais graves, como um tumor intracraniano.

Na cefaleia tensional, a dor de cabeça é ocasionada por um aumento de tensão da musculatura cervical e da cabeça, muitas vezes como resultado de uma situação de stress ou por uma má postura.

Já na dor de cabeça da enxaqueca (ou migrânea) a etiologia  está relacionada a uma resposta errônea do nosso cérebro a diversos estímulos, como hábitos alimentares irregulares, exercício físico ou a ingestão de alguns alimentos específicos, como queijos e vinhos. Na sinusite, ocorre uma inflamação dos seios paranasais (cavidades preenchidas por ar localizadas na nossa face e ao redor do nariz), muitas vezes provocando dor de cabeça em peso e que piora ao abaixarmos a cabeça.

 

Existem outras causas de dor de cabeça?

Além das já citadas, algumas outras dores de cabeça podem ser originadas de problemas mais graves, como por exemplo derrames, tumores ou meningite.

 

Então, caso sinta alguma dor de cabeça diferente do habitual (muito intensa ou recorrente), não deixe de procurar uma avaliação médica especializada.

Conte conosco para esclarecer eventuais dúvidas sobre as cefaleias.


 

Agora, se você quer orientações mais detalhadas sobre cefaleia, deixe seu e-mail aqui, que nós enviaremos para você.

CONTATO:

  • facebook ototone
  • instagram otoone
  • youtube otoone
  • Dr. Bruno Rossini
  • Dra. Renata Curi

Endereço: R. Cubatão, n°86, conj. 1407
Bairro: Paraíso | São Paulo/SP

Fone: (11) 4301-6874 | 2389-7016 | 99949-7016
Email: contato@otovita.com.br