Roncos e Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS):

Saiba mais sobre SAOS:

O que é o ronco?

Ronco  é o ruído sonoro ocasionado pela vibração das estruturas da garganta durante a passagem turbulenta do ar, quando respiramos com dificuldade enquanto dormimos.

 

O que é Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)?


A  Síndrome da Apneia do Sono,pode acometer crianças e adultos, e se caracteriza pela ocorrência de paradas respiratórias prolongadas durante o sono. Essas apneias levam a repercussões na qualidade de vida dos pacientes, como sonolência excessiva durante o dia, doenças cardiovasculares e déficits de atenção.

 

Quais são as causas relacionadas ao desenvolvimento dos roncos e da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono?


O avanço da idade, a obesidade, as alterações neuromusculares e variações anatômicas, que levam a obstrução da via aérea superior, são fatores frequentemente relacionados com o desenvolvimento dos roncos e da apneia do sono.

Nas crianças os principais fatores obstrutivos são a hipertrofia das amígdalas, das adenoides e dos cornetos nasais.  Já nos adultos, os desvios de septo nasal, estreitamento da orofaringe, aumento da base da língua e retrognatia devem ser sempre investigados.  

Quais as repercussões da da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono na criança?

As crianças que roncam e que tem apneias noturnas  tendem a apresentar alterações no desenvolvimento do crânio, da maxila e arcada dentária.  Muitas vezes, essas crianças apresentam uma face mais alongada e respiram com a boca aberta constantemente. Outro importante impacto negativo na qualidade de vida é o mau rendimento escolar.  No geral, crianças que não dormem bem têm maior dificuldade de concentração, de memorização e pior desenvolvimento cognitivo.


Quais as repercussões da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono no adulto?


Diversas são as comorbidades desse distúrbio do sono nos adultos.  Dentre elas, destacamos o aumento da pressão arterial (“pressão alta”), que por sua vez aumenta a chance de eventos cardiovasculares de maior gravidade,  como o infarto do miocárdio e o “derrame” (AVC).

Além disso, a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono está associada a dificuldade de emagrecimento, um pior rendimento no trabalho,  aumento do número de acidentes de trânsito, aumento da incidência de ansiedade, depressão e impotência.

E ainda mais, dependendo da intensidade do ronco, pode existir um alto grau de incômodo do cônjuge, levando à diminuição importante da qualidade de vida de ambos os parceiros.

Quais são os sinais e sintomas relacionados a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono?


Roncos intensos, pausas respiratórias durante o sono, despertares abruptos e sonolência excessiva durante o dia são sintomas frequentes apresentados por pacientes com diagnóstico da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Entretanto, para que haja confirmação diagnóstica é necessário o exame de polissonografia.

O que é o exame de polissonografia?

A polissonografia. é um exame que monitora diversos parâmetros do sono durante uma noite inteira.  Diversos sensores são conectados ao corpo do paciente de forma a aferir o ciclo do sono, a respiração, o ritmo cardíaco, o movimento corporal e fazer a quantificação do número de apneias. Atualmente, temos a possibilidade de realizar este exame na casa do próprio paciente,  aliando conforto e acurácia no diagnóstico dos distúrbios do sono.

 

E qual o tratamento para a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono?

Existem diversos tipos de tratamento disponíveis atualmente que dependerão das características do paciente e da gravidade da doença. Tratamentos mais conservadores como o emagrecimento, uso CPAP, aparelhos intra-orais e controle das comorbidades respiratórias são indicados para a maioria dos casos.  

Em casos selecionados, podemos indicar  cirurgias nasais, como a septoplastia e turbinectomia, e cirurgias da garganta,  como a amigdalectomia e a uvulopalatofaringoplastia.

 

Caso ainda tenha mais alguma dúvida sobre os distúrbios respiratórios do sono, não deixe de nos perguntar.

 

Agora, se você quer orientações mais detalhadas sobre a apneia do sono, deixe seu e-mail aqui, que nós enviaremos para você.

CONTATO:

  • facebook ototone
  • instagram otoone
  • youtube otoone
  • Dr. Bruno Rossini
  • Dra. Renata Curi

Endereço: R. Cubatão, n°86, conj. 1407
Bairro: Paraíso | São Paulo/SP

Fone: (11) 4301-6874 | 2389-7016 | 99949-7016
Email: contato@otovita.com.br