Sabe aquele incômodo chato para engolir e falar que a dor de garganta traz? Entenda mais sobre esse assunto.
A dor de garganta pode ser a manifestação de diversas doenças ou alterações na região da faringe e/ou laringe que vão desde o ressecamento do tecido (mucosa) até infecções e tumores.
Grande parte das vezes há um processo inflamatório que pode ou não vir acompanhado por uma infecção viral ou bacteriana e estar associado a:
- Amigdalite (inflamação ou infecção das amígdalas)
- Laringite (muito comumente causada por Refluxo Gastro Esofágico)
- Alergias
A depender da causa, além da dor na garganta, os seguintes sintomas podem estar presentes:
- Tosse
- Sabor ácido na boca
- Febre
- Dificuldade para engolir
- Dificuldade para falar
- Sensação de bola na garganta
- Dor de cabeça e muscular
- Congestão nasal
- Azia
- Náuseas
O diagnóstico deverá ser feito pelo médico otorrinolaringologista através da história detalhada e de um exame físico especializado.
Para uma avaliação completa de toda a garganta, muitas vezes é indicado a realização do exame de Nasofibrolaringoscopia, sendo possível avaliar toda a extensão da garganta, incluindo as fossas nasais, faringe, base da língua e laringe.
O tratamento será de acordo com a causa da dor de garganta.
Alguns casos necessitam de medicações como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.
Pode ser indicado também aumentar a ingestão de água, corrigir hábitos de alimentação ou realizar a lavagem nasal com soro fisiológico.
Casos mais graves e de difícil controle podem necessitar de internação hospitalar e até mesmo de intervenção cirúrgica (como o abscesso amigdaliano, uma complicação da amigdalite).
É sempre importante consultar o otorrinolaringologista, médico especializado em garganta, ouvido e nariz para o diagnóstico correto e tratamento mais adequado.
Comments