top of page

Disfonia: a famosa rouquidão! Como anda a sua voz?

Atualizado: 21 de jul. de 2023

A disfonia, ou rouquidão, é uma alteração na produção da voz que pode afetar a altura, intensidade ou qualidade da mesma. É um distúrbio comum e pode ter diversas causas, desde processos infecciosos virais, refluxo gastroesofágico, mau uso da voz, processos alérgicos até tumores malignos, sendo que este último, embora menos frequente, deve sempre ser investigado.

A avaliação médica para pacientes com disfonia inicia com uma conversa detalhada com o médico otorrinolaringologista, que então solicita ou realiza os exames necessários para cada caso, como a nasofibrolaringoscopia ou telescopia de laringe para examinar as pregas vocais.


As alterações das pregas vocais mais frequentemente associadas à disfonia incluem o nódulo vocal, que é o espessamento das pregas vocais devido ao uso inadequado da voz, e outras menos comuns como pólipos, cistos, edema de Reinke, alterações estruturais mínimas e tumores.


O tratamento da disfonia é direcionado à sua causa, podendo envolver a cessação de hábitos como fumo e etilismo, mudanças na forma de falar, fonoterapia, uso de medicamentos e cirurgia, quando indicados.


Além disso, hábitos saudáveis de higiene vocal podem ajudar a prevenir e tratar a disfonia, como beber bastante água, evitar tabagismo e etilismo, evitar pigarrear, rir e tossir abusivamente, evitar ambientes climatizados com ar condicionado, evitar bebidas frias e gaseificadas, permanecer em silêncio antes de usar excessivamente a voz, realizar lavagem nasal com soro fisiológico e falar em tons médios, sem gritar ou cochichar. É importante controlar rigorosamente doenças da tireóide, diabetes, gastrite, rinossinusite e rinites, e procurar serviço médico caso os sintomas piorem.


A rouquidão de instalação súbita traz diversos inconvenientes ao paciente, podendo trazer um grande prejuízo na qualidade de vida tanto profissional, quanto no aspecto pessoal.


Imagine não poder trabalhar devido a perda da voz ou não poder gritar por socorro em uma situação de emergência!


Uma das causas da disfonia aguda pode ser a paralisia da prega vocal. Um médico otorrino, através de um exame das pregas vocais pode fazer o diagnóstico adequado e propor precocemente um tratamento eficaz.


Atualmente, podemos injetar ácido hialurônico na prega vocal paralisada e recuperar a qualidade vocal com um procedimento de pequeno porte e com baixo risco. Caso queira saber mais, não deixe de entrar em contato conosco.

Responsável técnico: Dr. Bruno Rossini (CRM-SP 115697; RQE:34828)

Clinica Oto One de otorrinolaringologia


2 comentários


dinha.solive
16 de set. de 2023

boa noite!!! Estou apenas susurrando,fui no otorrino fiz exame de nasofribrolaringoscopia e minha corda vocal do lado esquerdo está parada, nada de mais grave , estou tomando remédio para refluxo ja tem uma semana mas não está melhorando, qual seria o próximo passo?

Curtir
Bruno Rossini
Bruno Rossini
16 de set. de 2023
Respondendo a

Olá senhora Dinha, Muito obrigado pelo contato. Recomendo, fortemente, que você faça uma consulta médica com o especialista. Caso você não mora em São Paulo, podemos realizar uma tele consulta. Ficarei muito feliz em ajudar. Conte comigo. Dr. Bruno Rossini, médico otorrino.

Curtir
bottom of page