Otites Médias, Agudas e Crônicas

Saiba mais sobre otites:

O que são as otites médias?

Otites médias são as inflamações/infecções da orelha (ou ouvido) média. Podem acometer todas as idades, podendo ter repercussões clínicas leves ou ter consequências bastante graves para o paciente.

 

Quais são os tipos de otites médias?

 

As otites médias podem ser agudas, com duração menor que 3 meses, ou crônicas, isto é, com duração maior que 3 meses.

As otites médias agudas, muitas vezes, estão associadas a infecções de via aérea superior (IVAS), como sinusites, faringites e adenoidites.

As otites médias crônicas são classificadas de secretora (com retenção de secreção catarral na cavidade timpânica); otite médica crônica não colesteatomatosa (onde temos só produção de secreção purulenta pela orelha média) e otite média crônica colesteatomatosa (na qual existe um acumulo de pele, além de secreção purulenta na orelha média).  A otite média crônica colesteatomatosa costuma ser a mais agressiva e sempre necessita de tratamento cirúrgico.

Como as otites médias se manifestam?

 

Os sintomas mais comuns das otites médias são dor de ouvido (otalgia), perda auditiva (hipoacusia), sensação de orelha tampada (plenitude aural) e secreção saindo pelos ouvidos (otorreia).  A saída de secreção é chamada de supuração e acontece quando ocorre perfuração da membrana timpânica.

Em crianças pequenas, os sintomas são subjetivos, às vezes manifestando-se apenas por febre e  irritabilidade. A atitude de ficar levando a mãozinha frequentemente até as orelhas também pode ser um sinal de incômodo local.
 

Como é realizado o diagnóstico das otites médias?

O passo mais importante é uma consulta com um médico especialista em otorrinolaringologia. Essa é composta por uma entrevista detalhada sobre os fatores de risco relacionado às otites e também por um exame físico minucioso. O exame das orelhas (otoscopia) deve ser feita de forma cuidadosa. Por vezes, também são solicitadas as audiometrias e exames de imagem, como a tomografia das orelhas.

 

Como é realizado o tratamento das otites médias?

 

O tratamento das infecções dos ouvidos pode variar muito a depender do tipo de otite.  De forma geral, além de analgésicos e antiinflamatórios tópicos e sistêmicos, podemos, também,  indicar o uso de antibióticos e curativos. Além disso, sempre temos que tratar o nariz do paciente de forma adequada, pois isso influencia diretamente no bom funcionamento dos ouvidos.

Em casos selecionados, podemos realizar cirurgias otológicas, como a timpanoplastia, colocação de tubos de ventilação e a mastoidectomia.

O tratamento adequado é muito importante, pois as otites podem levar a sérias complicações, como por exemplo surdez, meningite e abcesso cerebral.
 

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre as otites médias, não deixe de entrar em contato com nossa equipe de médicos especialistas em otorrinolaringologia. Estamos preparados para lhe ajudar.

Agora, se você quer orientações mais detalhadas sobre a otite média, deixe seu e-mail aqui, que nós enviaremos para você.

CONTATO:

  • facebook ototone
  • instagram otoone
  • youtube otoone
  • Dr. Bruno Rossini
  • Dra. Renata Curi

Endereço: R. Cubatão, n°86, conj. 1407
Bairro: Paraíso | São Paulo/SP

Fone: (11) 4301-6874 | 2389-7016 | 99949-7016
Email: contato@otovita.com.br