top of page
portrait-of-irritated-young-man-plugging-ears-with-fingers_1262-12847.jpg

Timpanoplastia: cirurgia para fechamento da perfuração da membrana timpânica

Precisa de tratamento?

Conte conosco para ajudar.

 

Nossa equipe de otorrinolaringologistas especializados está pronta para lhe atender. 

Agende hoje mesmo sua consulta com um otorrinolaringologista especialista.

Saiba mais sobre a cirurgia de timpanoplastia:

Como ocorrem as perfurações da membrana timpânica?

As causas mais comuns de perfuração da membrana timpânica são as sequelas das otites médias crônicas e as perfurações traumáticas. Entre as causas traumáticas, o uso indevido de hastes plásticas flexíveis (cotonetes) é a principal causa de perfuração.Nesses casos, está indicada a timpanoplastia.

 

O que é e como funciona timpanoplastia?

Timpanoplastia é uma cirurgia que tem como finalidade a restauração da fisiologia da orelha média. O procedimento cirúrgico conta com a reconstrução da membrana timpânica, assim como dos pequenos ossos responsáveis pela condução do som para orelha interna. Tem como objetivo principal o fechamento de uma perfuração timpânica, evitando assim as infecções e melhorando a audição do paciente.

Como é realizada a cirurgia de timpanoplastia?

A timpanoplastia é feita em centro cirúrgico, com o auxílio de microscópio, endoscópios e instrumentos especiais. Este tipo de procedimento é geralmente realizado sob anestesia geral, ou seja, o paciente permanece dormindo e não sente dor durante sua realização. Geralmente, sua recuperação é pouco dolorosa, podendo o paciente receber alta no mesmo dia.

 

E quais são os cuidados necessários após a cirurgia de timpanoplastia?

Deve-se ter o cuidado de restringir atividades devido ao risco de sangramento e perda do enxerto. Na primeira semana o esforço físico deve ser mínimo. Esportes, atividades mais intensas e viagens devem ser suspensas por tempo maior.
Deve-se evitar a entrada de água nos ouvidos até segunda ordem do médico.
Viagens de avião também devem ser realizadas somente após autorização médica.
Deve-se evitar espirrar com a boca fechada ou assoar o nariz no pós-operatório imediato.

 

 

Não fique com dúvidas! Estamos preparados para explicar os riscos e benefícios da timpanoplastia, assim como a forma mais segura possível de realizá-la.

 

Caso queira receber as nossas orientações pré-operatórias, para ter uma cirurgia mais segura, deixe seu e-mail aqui que  lhe enviamos.

bottom of page