Timpanoplastia: cirurgia para fechamento da perfuração da membrana timpânica

portrait-of-irritated-young-man-plugging

Saiba mais sobre a cirurgia de timpanoplastia:

Como ocorrem as perfurações da membrana timpânica?

As causas mais comuns de perfuração da membrana timpânica são as sequelas das otites médias crônicas e as perfurações traumáticas. Entre as causas traumáticas, o uso indevido de hastes plásticas flexíveis (cotonetes) é a principal causa de perfuração.Nesses casos, está indicada a timpanoplastia.

 

O que é e como funciona timpanoplastia?

Timpanoplastia é uma cirurgia que tem como finalidade a restauração da fisiologia da orelha média. O procedimento cirúrgico conta com a reconstrução da membrana timpânica, assim como dos pequenos ossos responsáveis pela condução do som para orelha interna. Tem como objetivo principal o fechamento de uma perfuração timpânica, evitando assim as infecções e melhorando a audição do paciente.

Como é realizada a cirurgia de timpanoplastia?

A timpanoplastia é feita em centro cirúrgico, com o auxílio de microscópio, endoscópios e instrumentos especiais. Este tipo de procedimento é geralmente realizado sob anestesia geral, ou seja, o paciente permanece dormindo e não sente dor durante sua realização. Geralmente, sua recuperação é pouco dolorosa, podendo o paciente receber alta no mesmo dia.

 

E quais são os cuidados necessários após a cirurgia de timpanoplastia?

Deve-se ter o cuidado de restringir atividades devido ao risco de sangramento e perda do enxerto. Na primeira semana o esforço físico deve ser mínimo. Esportes, atividades mais intensas e viagens devem ser suspensas por tempo maior.
Deve-se evitar a entrada de água nos ouvidos até segunda ordem do médico.
Viagens de avião também devem ser realizadas somente após autorização médica.
Deve-se evitar espirrar com a boca fechada ou assoar o nariz no pós-operatório imediato.
 

 

Não fique com dúvidas! Estamos preparados para explicar os riscos e benefícios da timpanoplastia, assim como a forma mais segura possível de realizá-la.

 

Caso queira receber as nossas orientações pré-operatórias, para ter uma cirurgia mais segura, deixe seu e-mail aqui que  lhe enviamos.