Saiba mais sobre a cirurgia para o tratamento da otite média:
Entenda a orelha média e mastoide:
A mastoide é a porção mais posterior de nossa orelha média e fica atrás do pavilhão auricular. Em alguns casos de otites médias, a infecção pode se estender a essa região, manifestando-se como mastoidites (abaulamento, dor e vermelhidão retroauricular) ou colesteatomas (acúmulo de pele infectada e secreções).
Como a cirurgia de mastoidectomia é feita?
Este tipo de procedimento é realizado sob anestesia geral, ou seja, o paciente permanece dormindo e não sente dor durante sua realização. Geralmente, as incisões são feitas por dentro e por trás da orelha e são realizadas com auxílio de endoscópios e microscópios, que permitem uma ampla visualização da área da cirurgia.
Dessa forma, buscamos resolver os processos infecciosos e inflamatórios das otite médias, melhorando a qualidade de vida de nossos paciente.
E quais são os cuidados pós-operatórios necessários após a cirurgia de mastoidectomia?
Deve-se ter o cuidado de restringir atividades devido ao risco de sangramento e perda do enxerto. Na primeira semana o esforço físico deve ser mínimo. Esportes, atividades mais intensas e viagens devem ser suspensas por tempo maior.
Deve-se evitar a entrada de água nos ouvidos até segunda ordem do médico.
Viagens de avião também devem ser realizadas somente após autorização médica.
Deve-se evitar espirrar com a boca fechada ou assoar o nariz no pós-operatório imediato.
Não fique com dúvidas! Nós estamos preparados para explicar os riscos e benefícios dessa cirurgia, assim como a forma mais segura possível de realizá-la.
Caso queira receber as nossas orientações pré-operatórias, para ter uma cirurgia mais segura, deixe seu e-mail aqui que lhe enviamos.