Mastoidectomia: Cirurgia para o tratamento da otite média

Saiba mais sobre a cirurgia para o tratamento da otite média:

Entenda a orelha média e mastoide:

A mastoide é a porção mais posterior de nossa orelha média e fica atrás do pavilhão auricular.  Em alguns casos de otites médias, a infecção pode se estender a essa região, manifestando-se como mastoidites (abaulamento, dor e vermelhidão retroauricular) ou colesteatomas (acúmulo de pele infectada e secreções).

 

Você sabe o que é mastoidectomia?

Mastoidectomia é um procedimento cirúrgico indicado para o tratamento da otite média crônica ou complicações de uma otite média aguda. Esta cirurgia remove o tecido doente do ouvido, através da abertura cirúrgica das células aéreas ósseas da mastóide. Essa cirurgia também é conhecida como timpanomastoidectomia ou mastoidectomia radical.

Como a cirurgia de mastoidectomia é feita?

Este tipo de procedimento é realizado sob anestesia geral, ou seja, o paciente permanece dormindo e não sente dor durante sua realização. Geralmente, as incisões são feitas por dentro e por trás da orelha e são realizadas com auxílio de  endoscópios e microscópios, que permitem uma ampla visualização da área da cirurgia.

Dessa forma, buscamos resolver os processos infecciosos e inflamatórios das otite médias, melhorando a qualidade de vida de nossos paciente.

E quais são os cuidados pós-operatórios necessários após a cirurgia de mastoidectomia?

Deve-se ter o cuidado de restringir atividades devido ao risco de sangramento e perda do enxerto. Na primeira semana o esforço físico deve ser mínimo. Esportes, atividades mais intensas e viagens devem ser suspensas por tempo maior.
Deve-se evitar a entrada de água nos ouvidos até segunda ordem do médico.
Viagens de avião também devem ser realizadas somente após autorização médica.
Deve-se evitar espirrar com a boca fechada ou assoar o nariz no pós-operatório imediato.

 

Não fique com dúvidas! Nós estamos preparados para explicar os riscos e benefícios dessa cirurgia, assim como a forma mais segura possível de realizá-la.

 

 

Caso queira receber as nossas orientações pré-operatórias, para ter uma cirurgia mais segura, deixe seu e-mail aqui que  lhe enviamos.

.

CONTATO:

  • facebook ototone
  • instagram otoone
  • youtube otoone
  • Dr. Bruno Rossini
  • Dra. Renata Curi

Endereço: R. Cubatão, n°86, conj. 1407
Bairro: Paraíso | São Paulo/SP

Fone: (11) 4301-6874 | 2389-7016 | 99949-7016
Email: contato@otovita.com.br