top of page

Quando saber que devo me preocupar com dor de cabeça

Atualizado: 20 de fev. de 2023

Existem várias causas pra sua dor de cabeça. Elas podem ser desde causas graves, até dores triviais que melhoram com uso de remédio analgésico comum.


Causas graves como aneurisma, tumor ou derrame (AVC) felizmente são raras.

No dia a dia a gente se depara com mais frequência com as chamadas Cefaléias Primárias - dores de cabeça que não vão comprometer sua saúde, mas merecem um atendimento médico especializado.


A intensidade da dor é importante, uma vez que ela prejudica suas atividades diárias. Se isso ocorre com muita frequência (de duas a três vezes ao mês), a orientação é que se procure profissional médico para indicar o melhor tipo de tratamento.


A enxaqueca por exemplo, não “aparece” em exame nenhum. Apenas uma consulta detalhada e um exame clínico são suficientes para o diagnóstico. Ela é uma dor latejante, pulsátil, que compromete metade da cabeça e geralmente vem acompanhada de enjoo, vômito e intolerância a luz e sons.


A Sinusite é uma causa bastante frequente de dor de cabeça. A dor geralmente é na face, piora ao abaixar a cabeça e pode vir acompanhada de sintomas nasais e tosse.


Uma avaliação do médico otorrinolaringologista é importante para esse diagnóstico.

A Cefaléia do tipo tensional, é uma dor na cabeça toda, causada pela contratação dos músculos do pescoço, rosto e couro cabeludo. Se ela for persistente é importante uma avaliação médica.


Os gatilhos como uso de óculos, dor na mandíbula e exposição ao sol apenas desencadeiam o processo de dor que você já tem.


Cefaleia secundária - se a dor que você tem mudar de padrão, procure um médico imediatamente.


Dor súbita – pode ser um aneurisma ou uma trombose venosa. Avaliação médica deve ser o mais rápido possível.


Se você tiver dor de cabeça e febre sem um foco infeccioso definido, procure um médico o quanto antes.

Responsável técnico: Dr. Bruno Rossini (CRM-SP 115697; RQE:34828)

7)

1.291 visualizações0 comentário
bottom of page