top of page

Cirurgia de Timpanotomia para Tubo de Ventilação: Tudo o que você precisa saber

Atualizado: 29 de abr. de 2023

Se você ou seu filho estão sofrendo com infecções de ouvido frequentes ou otite média serosa, a cirurgia de timpanotomia para tubo de ventilação (carretel) pode vir a ajudar bastante.Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre essa cirurgia, incluindo o que é, como é feita, e quais são os riscos e benefícios.

O que é a cirurgia de timpanotomia para tubo de ventilação?

A cirurgia de timpanotomia para tubo de ventilação, também conhecida como timpanotomia, é um procedimento cirúrgico que envolve a colocação de um pequeno tubo na membrana timpânica para permitir a drenagem de líquidos e ventilação do ouvido médio. Este tubo é geralmente feito de plástico ou metal e é colocado através de uma pequena incisão na membrana timpânica.

Quem precisa de uma cirurgia de timpanotomia para tubo de ventilação?

A cirurgia de timpanotomia para tubo de ventilação é geralmente realizada em crianças que sofrem de infecções recorrentes do ouvido médio. Adultos também podem se beneficiar deste procedimento se eles sofrem de infecções frequentes ou de perda auditiva devido a uma disfunção da tuba auditiva. Se você ou seu filho sofre de qualquer um desses problemas, é importante falar com um médico otorrinolaringologista sobre a possibilidade de realizar esta cirurgia.

Como é feita a cirurgia de timpanotomia para tubo de ventilação?

A cirurgia de timpanotomia para tubo de ventilação é geralmente realizada em um hospital no centro cirúrgico sob anestesia geral ou sedação. Durante a cirurgia, o cirurgião fará uma pequena incisão na membrana timpânica com auxílio de um endoscópio ou microscópio e a colocação do tubo de ventilação. Esse é um dreno que fica na membrana timpânica, por ao menos 6 meses, e ajuda a restaurar as funções da orelha média e a audição do paciente. Quando o tubo cai ou é removido, a membrana timpânica se cura sozinha na maioria dos casos.



O procedimento dura poucos minutos e no geral, o paciente pode ir para casa no mesmo dia.

Frequentemente realizamos outro procedimentos cirúrgicos em conjunto, principalmente nas crianças, sendo os mais comuns:

  • Adenoidectomia

  • Amigdalectomia

  • Cauterização de cornetos nasais inferiores

Esse procedimentos são explicados em outras sessões de nosso site

Estamos preparados para esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao procedimento de colocação de tubo de ventilação na membrana timpânica. Conte conosco para ajudar.


Responsável técnico: Dr. Bruno Rossini (CRM-SP 115697; RQE:34828)

Clinica Oto One- São Paulo


Comments


bottom of page