Hiposmia

hiposmia.jpg

ANOSMIA E HIPOSMIA: a perda de olfato! 

A anosmia e a hiposmia se referem, respectivamente, a ausência ou diminuição da olfação, que é a capacidade de sentir cheiros. 

Atualmente, esses sintomas estão em evidência devido a relação marcante com a infecção do Covid 19. Até 85% dos pacientes infectados pelo novo coronavírus (SARS COV 2) apresentam algum tipo de alteração na perceção do odores ou dos gostos dos alimentos. 

A privação dos sentidos do olfato e do paladar pode afetar bastante nossa qualidade de vida. Sentir os cheiros e os gostos nos trazem muitos prazeres, lembranças e motivações e ter os sentidos plenos é um dos maiores brilhos de nossa vida.

Esses sintomas podem ter outras possíveis causas, sendo as mais comum as alterações nasais obstrutiva e inflamatórias, como:

- desvio de septo nasal

- hipertrofia de cornetos

- pólipo nasal

- rinite 

- sinusite 

- gripes ou resfriados

- tumores nasais   

Traumas do crânio, doenças sistêmicas, envelhecimento, perdas congênitas, uso de medicações e exposição a substâncias tóxicas são algumas das outras causas de anosmia e hiposmia.

Para o diagnóstico, é importante uma avaliação  detalhada pelo médico otorrinolaringologista que realizará a história, o exame físico e o exame de nasofibrolaringoscopia.

Em alguns casos pode ser necessária a realização de outros exames como por exemplo tomografia computadorizada e ressonância magnética.

O tratamento vai depender da causa da anosmia e hiposmia, podendo ser indicado uso de medicações como antibiótico, anti inflamatório, vitaminas e medicações nasais;  treinamento olfativo, dentre outros

Não se conforme com esta situação desagradável. Caso apresente hiposmia faremos tudo ao nosso alcance para lhe ajudar. Conte conosco.

Hiposmia Covid.JPG