top of page

Aprenda a utilizar o seu benefício de reembolso de despesas médicas

Atualizado: 13 de mar. de 2023

Reembolso de despesas médicas:




O que é o reembolso de consultas médicas?

O reembolso de consultas médicas é um benefício oferecido pelos planos de saúde, principalmente as seguradoras, para ressarcir o beneficiário de gastos efetuados com profissionais de saúde que não pertencem a rede credenciada de seu convênio. O paciente, então, pode escolher o seu médico de confiança para ser atendido e utilizar esse benefício para ser ressarcido pelos custos relacionados a essa prestação de serviço.


Como funciona o reembolso de consultas médicas?

O paciente faz a consulta com o seu médico de escolha, efetua o pagamento e envia o recibo de pagamento para o plano que reembolsa um valor previamente acordado. A depender do contrato, o reembolso pode ser do valor total ou parcial investido no atendimento. O prazo de reembolso é de no máximo 30 dias, mas a maioria dos planos costuma depositar bem antes disso.



Qual é a principal vantagem da utilização desse benefício?

O sistema de reembolso, ou livre escolha, é a melhor maneira de utilizar o seu plano. Você escolhe o seu médico de confiança sem intermediários, o que permite um relacionamento mais transparente. Além disso, as consultas têm uma duração maior e o médico consegue fornecer uma atenção mais personalizada devido a melhor remuneração do profissional.


Quais planos de Saúde oferecem o benefício do reembolso?

Muitos convênios oferecem esse benefício, principalmente as seguradoras. Podemos citar como exemplo: Bradesco, SulAmérica, Porto Seguro, Itaú, Care Plus, Omint, Allianz, Amil One, Unimed Seguros, Mediservice, planos internacionais entre outros.


Como sei qual o valor que tenho direito para o reembolso de consultas médicas?

Você pode consultar o seu aplicativo ou ligar no plano. Eles tem que informar o valor de benefício de reembolso de consultas médicas na hora da ligação.


E o reembolso de procedimentos e cirurgias?

Para sabermos o valor do benefício do reembolso de procedimentos e cirurgias é necessário realizar o cálculo da prévia de reembolso. Essa documentação é feita pela clínica e enviada para o convênio.


Saiba que utilizar o benefício do reembolso de despesas médicas é bastante fácil e é um direito que você já contratou. É a possibilidade de você ser atendido com maior qualidade e dedicação. Na verdade é a principal vantagem que muitos planos de saúde oferecem. Aprenda a utilizar e cuidar ainda melhor da sua qualidade de vida.


Veja o vídeo abaixo e entenda mais sobre o reemblso de despesas com procedimentos e cirurgias. Qualquer dúvida estamos à disposição, conte conosco.





1.103 visualizações1 comentário
bottom of page