top of page

Perguntas frequentes sobre lavagem nasal?

Atualizado: 13 de out. de 2023

Orientações importantes que todos devemos conhecer para termos uma respiração mais livre e plena!

1. Por que usar soro fisiológico para lavagem nasal?

O uso de soro fisiológico para lavagem nasal é uma forma simples e eficaz de remover secreções, poeira, alérgenos e outros irritantes que podem acumular-se no nariz. O soro fisiológico tem um pH próximo ao do líquido que normalmente se encontra nos seios nasais, o que significa que ele não irá afetar a mucosa nasal, ajudando a manter o nariz saudável, hidratado e com melhor funcionamento.

Além de comprar o soro fisiológico pronto na farmácia, você também pode preparar uma solução em casa, o que pode gerar uma grande economia financeira.

2. Como preparar a solução caseira para lavagem nasal?

Para preparar soro caseiro para lavagem nasal, misture uma colher rasa de chá com sal refinado em cerca de 240ml de água filtrada ou água mineral. Se desejar, também pode adicionar uma pitada (uma colher de café rasa) com bicarbonato de sódio para ajudar a alcalinizar a mistura, diminuindo uma eventual ardência nasal. Aqueça a mistura, levemente, para deixar a lavagem mais confortável, sendo que, cerca de 10 segundos no micro-ondas já é suficiente.

Para facilitar:

  • 240 ml de água filtrada ou água mineral morna

  • uma colher rasa de chá com sal refinado

  • uma colher rasa de café de bicarbonato

Alguns laboratórios fornecem, juntamente com a garrafinha tipo squeeze, envelopes com a mistura de sal com bicarbonato já pronta. Isso facilita a montagem do soro, porém, tem o custo mais elevado do que fazer a mistura em casa.

3. O que fazer para obter o melhor resultado da lavagem nasal?

O posicionamento é importante. Abaixe a cabeça em uma pia e respire com a boca bem aberta durante o procedimento. Usar um volume adequado, cerca de 120 ml de cada lado (para adultos), e usar pouca pressão também ajuda. O ideal é o soro passar de uma narina para a outra, levando a uma limpeza completa das cavidades.

Depois da lavagem, podemos assoar e com vigor e sentir o grande alívio que essa medida nos traz.

4. Como lavar o nariz de crianças?

O ideal é acostumar a criança desde bem novinha. Em bebês, usar pequenas quantidades de soro, cerca de 10 ml de cada lado, sem muita pressão. Conforme a criança vai ficando mais velha, podemos usar até 60ml de cada lado.

Uma estratégia é transformar o momento da lavagem nasal em uma grande brincadeira, fazendo uma atividade lúdica. Os pais também podem demonstrar como se faz neles mesmos para diminuir a estranheza da criança.

É importante manter a criança sempre sentada ou em pé, com a cabeça direcionada para baixo. Não recomendamos realizar a lavagem nasal deitada, uma vez que isso aumenta a chance do soro chegar até as orelhas e causar incômodo.

5. Como se preparar para a lavagem nasal?

Recomendo deixar os ingredientes todos separados. O sal refinado deve estar em um recipiente próprio e não deve ser o que se usa para cozinhar. O bicarbonato também deve estar separado junto a uma pequena colher para usar como medidor.

Para aquecer a água, podemos usar o forno microondas, o próprio fogão ou uma chaleira elétrica.

Eu faço a lavagem nasal diariamente. Já deixo uma chaleira elétrica com água filtrada, o sal, o bicarbonato e a minha garrafinha, tipo squeeze, separados no banheiro. Isso facilita bastante o momento da lavagem.


6. Quais os cuidados a tomar durante a lavagem nasal ?

Lembre de checar se a água não está muito quente e nem gelada.

  • Verifique se a água é filtrada.

  • Sempre fazer a lavagem sentado ou em pé.

  • Muito cuidado com a pressão na hora da lavagem.

7. Quais os possíveis riscos de lavagem nasal?

O procedimento de lavagem nasal, com soro em alto volume, no geral é bastante seguro. Um cuidado importante é não usar muita pressão durante o procedimento. Às vezes, um pouco de soro pode chegar até a orelha e causar incômodo ao paciente. Se isso acontecer, você deve diminuir a pressão nas próximas lavagens. Mudar a posição da cabeça também pode ajudar. Se os sintomas persistirem, procure a avaliação de um otorrino.

8. O que fazer se o soro causar ardência durante a lavagem nasal?

Provavelmente, a concentração de sal na água está errada. Diminuir ou aumentar um pouquinho do sal já pode resolver essa ardência. Outra dica é adicionar uma pitada de bicarbonato, que alcaliniza o soro e pode diminuir a sensação de ardência.

9. Quais os benefícios da lavagem nasal rotineira?

  • aliviar sintomas associados a alergias, resfriados e sinusite.

  • ajudar a prevenir infecções do trato respiratório superior, melhorando a respiração e aumentando a umidade nasal.

  • Aconselhável para pessoas que passam muito tempo em ambientes poluídos, como fumantes passivos, trabalhadores de minas ou agricultores.

  • essencial no período pós operatório das cirurgias nasais, melhorando e acelerando a cicatrização.

Segue exemplo de alguns dispositivos para lavagem nasal com soro em alto volume.

Dica extra!

Potencialize a eficiência da lavagem nasal: o uso de Xilitol.

O xilitol é um adoçante natural comumente utilizado em produtos alimentícios e também é encontrado em alguns produtos para cuidados pessoais, como pastas de dente e enxaguatórios bucais. Além disso, o xilitol também é utilizado em soluções de lavagem nasal para ajudar a aliviar os sintomas de congestão nasal. Pode ser, facilmente, encontrado a granel ou em pacotinhos em lojas de produtos naturais.

Quando combinados, o xilitol e a lavagem nasal com soro fisiológico (ou soro caseiro) podem ajudar a aumentar a eficácia da lavagem nasal. O xilitol ajuda a manter a umidade das mucosas nasais e também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, o que pode ajudar a prevenir infecções nasais. Além disso, o xilitol pode ajudar a aumentar a eficácia da lavagem nasal, ajudando a dissolver o muco acumulado nas fossas nasais.



No geral, a combinação de xilitol e lavagem nasal com soro fisiológico pode ser uma opção bastante útil para quem busca aliviar os sintomas de congestão nasal, sinusites, rinites e no período pós-operatório.

Como preparar a solução com xilitol?

Em 240 ml de solução nasal (soro fisiológico comprado na farmácia ou soro preparado em casa), podemos diluir uma colher de sopa cheia com xilitol. Misturar bem e pronto!




Qualquer dúvida estou à disposição para ajudar. Conte comigo!


Responsável técnico: Dr. Bruno Rossini (CRM-SP 115697; RQE:34828)

Clinica Oto One de otorrinolaringologia




10 Comments


Gislaine Guimarães Alves
Gislaine Guimarães Alves
Feb 21

Olá, por gentileza, quanto devo adicionar de xilitol na garrafa de 240ml?

Like
Bruno Rossini
Bruno Rossini
Feb 21
Replying to

Uma colher de sopa do Xilitol em pó


Att

Like

João Paulo Montenegro
João Paulo Montenegro
Jan 17

Boa noite, Doutor

A colher de sopa de xilitol, para fazer a solução de 240ml, é líquido ou em pó ?

Like
Bruno Rossini
Bruno Rossini
Jan 17
Replying to

Olá João Paulo, é em pó. Att

Like

Angela Perez Freitas Novelli Vicentin
Angela Perez Freitas Novelli Vicentin
Nov 15, 2023

Qual a validade do soro caseiro???

Like
Bruno Rossini
Bruno Rossini
Nov 15, 2023
Replying to

1 dia

Att

Like

Nɑthɑliɑ Mɑtos
Nɑthɑliɑ Mɑtos
Oct 26, 2023

Boa noite

Fiz soro caseiro com sal e bicarbonato, mais ficou forte, o meu filho ficou com falta de ar, deu ansia e ele disse que doeu muito, e depois começou o chiado nos peitinhos, logo ele dormiu, devo procurar um médico?

Like
Bruno Rossini
Bruno Rossini
Oct 26, 2023
Replying to

Olá Nathalia, é muito difícil emitir uma opinião médica sem ums consulta completa. Na dúvida, procure seu médico otorrino de confiança. Caso queira um atendimento on line, conte comigo para ajudar.

Like

maxcilene elisa
maxcilene elisa
Oct 13, 2023

Posso fazer a lavagem nazal e adicionar um pouco de chá, de alfavaca por exemplo?

Like
Bruno Rossini
Bruno Rossini
Oct 13, 2023
Replying to

Não recomendamos misturar chás, Att

Like
bottom of page