Eles acabam se isolando do convívio social para evitar situações constrangedoras. Ir ao supermercado, ter que falar com atendente e não conseguir ouvir o que esse está dizendo ou ir a festas e as pessoas perderem a paciência, pode gerar um sentimento de incapacidade e mal-estar.
Existem inúmeros aparelhos auditivos para os mais diversos tipos de surdez, por isso é tão importante o diagnóstico para evitar sofrimento do paciente. A depressão, por exemplo, pode sim ser prevenida com a reabilitação auditiva.
A principal causa de surdez na terceira idade, é conhecida como presbiacusia. Essa se inicia, geralmente, após 60 anos e se relaciona com o envelhecimento das células da nossa cóclea, o órgão da audição.
O correto diagnóstico é feito após a avaliação de um otorrino, seguido do exame de audiometria.
Atenção aos sinais de surdez
- Falar muito baixo ou alto, porque não escutam a própria voz; - Evitar locais aglomerados ou sair de casa; - Ser chamados e não responderem; - Dificuldade em falar ao telefone; - Ficar perdido durante as conversas ou fazer perguntas repetitivas; - Volume da TV alto demais
Portanto, quanto antes for diagnosticada a deficiência auditiva, menores serão as consequências do problema. A família precisa estar atenta aos sinais e levar o idoso ao médico otorrinolaringologia.
Responsável técnico: Dr. Bruno Rossini (CRM-SP 115697; RQE:34828)
Comments