top of page

Entenda a relação entre a Páscoa e o aumento das crises de labirintite.

Atualizado: 29 de abr. de 2023

Com a Páscoa se aproximando, muitas pessoas ficam ansiosas para se deliciar com os fantásticos chocolates. Embora quase que irresistível, o consumo excessivo pode levar a sintomas desagradáveis, como tonturas e vertigens, desencadeando as crises de labirintite. Esses sintomas podem ser resultado de uma condição subjacente, mas também podem ser um efeito colateral temporário de comer muito chocolate, devido à presença de dois estimulantes potentes para nosso labirinto: o açúcar e a cafeína.

Compreendendo a tontura e a vertigem: a famosa labirintite

A tontura é uma sensação de estar com a cabeça pesada ou instável, enquanto a vertigem é uma sensação de rotação ou movimento mesmo quando você está parado. Popularmente, todos os quadros de tontura são referidos como labirintite pelos pacientes mas essa nomenclatura não é a mais adequada.

Tonturas e vertigens podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo problemas no ouvido interno, pressão arterial baixa, medicamentos e transtornos de ansiedade. A doença de Ménière e a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), são duas das causas mais comuns de tontura e vertigem. O chocolate pode ajudar a desencadear as crises que tenham essas causas subjacentes.




Quando procurar atendimento de um médico otorrinolaringologista?

Se você sentir sintomas de tontura ou vertigem, um otorrinolaringologista pode ajudar a diagnosticar e tratar a causa subjacente ao problema. Dependendo da origem, as opções de tratamento podem incluir medicamentos, exercícios ou mudanças no estilo de vida.

Atenção se a tontura for muito intensa e associada a fortes dores de cabeça, fala arrastada ou perda repentina de equilíbrio, Esse quadro requer atenção médica imediata em PS, pois pode estar associado a derrames e AVC.

Aproveite a páscoa!

A moderação é fundamental quando se trata de consumo de chocolate. Embora se deliciar com guloseimas durante a Páscoa seja uma tradição, é importante consumir com responsabilidade para evitar a ingestão excessiva de cafeína e de açúcar e seus possíveis efeitos colaterais.

Se você sentir tontura , é importante procurar ajuda médica profissional de um otorrinolaringologista para determinar a causa subjacente e desenvolver um plano de tratamento adequado.

Perguntas frequentes

  • O chocolate sozinho pode causar tonturas e vertigens?

O consumo excessivo de chocolate, que contêm cafeína e açúcar, pode ser um gatilho para algumas pessoas, mas não é a única causa de tonturas e vertigens.

  • Quais são as causas mais comuns de tontura e vertigem?

As causas mais comuns de tontura e vertigem são problemas do ouvido interno, como a doença de Ménière e a VPPB.

  • Como um otorrinolaringologista pode ajudar a controlar os sintomas de tontura e vertigem?

Um otorrinolaringologista pode ajudar a diagnosticar e tratar a causa subjacente dos sintomas de tontura e vertigem. As opções de tratamento podem incluir medicamentos, exercícios ou mudanças no estilo de vida.

  • Quando devo procurar atendimento médico para sintomas de tontura ou vertigem?

Se você sentir sintomas graves, como fortes dores de cabeça, fala arrastada ou perda repentina de equilíbrio, procure atendimento médico imediatamente.

  • Quanto chocolate é considerado excessivo?

A quantidade de chocolate considerada excessiva varia de pessoa para pessoa. É importante consumir chocolate com moderação para evitar a ingestão excessiva de cafeína e açúcar e seus possíveis efeitos colaterais.






Responsável técnico: Dr. Bruno Rossini (CRM-SP 115697; RQE:34828)

Clinica Oto One- São Paulo



387 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page