top of page

Apneia do sono, emagrecimento e Ozempic: Entenda essa relação

Atualizado: 29 de abr. de 2023

A apneia do sono é um distúrbio do sono que afeta cerca de 30% da população mundial. Ela se caracteriza por pausas respiratórias durante o sono, que podem durar de alguns segundos até minutos, causando uma série de sintomas que prejudicam a qualidade de vida. Além disso, ela pode estar relacionada com o ganho de peso e dificuldade para emagrecer. Recentemente, o medicamento Ozempic tem chamado a atenção no tratamento da obesidade e diabetes. Mas, qual é a relação entre apneia do sono, emagrecimento e Ozempic? É o que vamos entender nesse artigo.

O que é apneia do sono e como ela está relacionada com o emagrecimento?

A apneia do sono é um distúrbio caracterizado por uma obstrução das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em uma diminuição da oxigenação do sangue e aumento da resistência respiratória. Isso leva a uma fragmentação do sono e sintomas como ronco, sono agitado, sonolência diurna excessiva, dificuldade de concentração, irritabilidade e depressão. Além disso, ela pode estar relacionada com o ganho de peso e dificuldade para emagrecer.

A relação entre apneia do sono e emagrecimento se dá pelo fato de que a obesidade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da apneia do sono. O excesso de peso leva ao acúmulo de gordura na região do pescoço, o que comprime as vias aéreas superiores, dificultando a respiração. Além disso, a apneia do sono pode levar a um desequilíbrio hormonal que aumenta a sensação de fome e diminui a saciedade, favorecendo o ganho de peso.

Como o Ozempic pode ajudar no emagrecimento em pacientes com apneia do sono?

O Ozempic é um medicamento utilizado no tratamento da obesidade e diabetes tipo 2. Ele age no organismo reduzindo o apetite e aumentando a sensação de saciedade, além de ajudar na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Ele é administrado por meio de uma injeção subcutânea semanal.

O medicamento tem se mostrado eficaz no tratamento da obesidade em pacientes com apneia do sono. Alguns estudos têm demonstrado que a perda de peso com o uso do Ozempic pode melhorar a qualidade do sono e reduzir a gravidade da apneia do sono em pacientes obesos. Além disso, a perda de peso pode ajudar na diminuição da resistência das vias aéreas superiores, melhorando a respiração durante o sono.

Como a perda de peso pode ajudar a tratar a apneia do sono?

A perda de peso pode ajudar a reduzir os sintomas da apneia do sono. Isso ocorre porque a redução do peso corporal pode reduzir a quantidade de tecido adiposo na garganta e no pescoço, o que pode ajudar a desobstruir as vias aéreas. Além disso, a perda de peso também pode ajudar a reduzir a pressão arterial e outros fatores de risco para a apneia do sono.


Além da melhora da patência da via aérea, com medicações e cirurgias, uso de aparelhos de dentista para avanço da mandíbula e do uso de CPAP, também podemos ajudar com seu emagrecimento.

Vamos emagrecer e parar de roncar?


Na dúvida, não deixe de procurar seu médico otorrino de confiança.



Responsável técnico: Dr. Bruno Rossini (CRM-SP 115697; RQE:34828)

Clinica Oto One- São Paulo


Comments


bottom of page