Orientações para tratamento do Zumbido
Saiba como evitar zumbidos:
-
Diminua o consumo de café, chás (mate, preto e verde), refrigerante tipo cola, doces e chocolate
-
Evite longos períodos em jejum.
-
Evite tabagismo e ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.
-
A percepção do zumbido pode aumentar no silêncio, portanto evite-o.
-
As alterações emocionais como estresse ou nervosismo também podem aumentar a percepção do zumbido. Mantenha a calma e saiba que, no geral, ele volta ao que era antes.
-
Realize exercício físico regularmente (caminhada, hidroginástica ou natação cerca de uma hora pelo menos três vezes por semana).
-
Controle rigorosamente doenças como diabetes, pressão alta, colesterol alto e doenças de tireóide.
-
O zumbido não causa perda de audição, não tende a piorar, não leva a loucura e, na grande maioria dos casos, não é causado por nenhuma doença grave.
-
Existem diversas opções de tratamento para o zumbido, que variam de acordo com a causa. Por isso, o tratamento é sempre individualizado para cada paciente. Procure seu médico otorrino de confiança.
Perguntas freqüentes e importantes:
Os pacientes costumam ter algumas dúvidas ou crenças em relação ao zumbido. Algumas das duvidas mais frequentes são:
1 - “Por causa do zumbido eu não estou ouvindo muito bem, meu medo é que acabe perdendo a audição por causa dele.”
O zumbido pode ser consequência da perda audição, ou seja, é uma tentativa do ouvido em compensar a perda auditiva, portanto o zumbido não leva a piora da perda auditiva.
2 - “Tenho medo que este zumbido seja alguma doença grave”.
Na maioria dos casos o zumbido não costuma ser nenhuma doença grave e geralmente ocorre por uma alteração no próprio ouvido. São necessários exames complementares para se investigar as possíveis causas.
3 - “Quando fico nervoso o meu zumbido aumenta”.
As alterações emocionais como estresse ou nervosismo podem aumentar a percepção em relação ao zumbido, porém ele sempre volta ao que era antes após passar o período de maior stress.
4 - “Não estou conseguindo dormir por causa do zumbido, ele piora no silêncio, o que devo fazer?”
No silêncio não existe nada para contrastar com o zumbido, por isso ele é mais percebido. Temos como exemplo, a vela acesa em um quarto escuro, quando a luz do quarto está acesa, esta vela não é nem percebida. Por isso, orienta-se evitar o silêncio, fazendo o enriquecimento sonoro.
5 - “Ouvi dizer que não tem nada pra melhorar o zumbido.”
Existem diversas opções de tratamento para o zumbido e vai depender da causa encontrada para cada caso. Por isso, o tratamento é sempre individualizado para cada paciente.
6- Como fazer o enriquecimento sonoro?
Você deve escolher um som neutro, isso é, que não lhe desperte emoções, como o ruido branco, ou sons de natureza, ligar em um volume bem baixo, sempre q estiver em um ambiemte silencioso, como ao ler ou antes de dormir.
Obs: Lembre-se que você tem direito a um retorno dentro de 30 dias. Por favor, traga as receitas médicas ao voltar em consulta.