Otoplastia: Cirurgia para a correção de orelha de abano

cirurgia orelha de abano

Saiba mais sobre a cirurgia para correção de orelha de abano:

Você sabe para que serve a otoplastia?

A otoplastia é um procedimento cirúrgico indicado para a correção de alterações anatômicas do pavilhão auricular como a orelha de abano ou orelha proeminente. Buscamos, com isso, tornar o conjunto facial do paciente mais harmônico, melhorando a estética do rosto e, muitas vezes, a auto estima do paciente.

 

Como é feito a otoplastia?

A cirurgia de otoplastia para correção da orelha de abano pode ser realizada com anestesia local ou geral. Essa decisão dependerá do paciente e de uma avaliação médica preliminar. As incisões ficam escondidas atrás do pavilhão auricular, ficando esteticamente adequadas.  No geral, o procedimento tem duração de cerca de 2 horas e o paciente recebe alta no mesmo dia.

Como é a recuperação pós operatória?

Após a otoplastia é preciso fazer uso da faixa compressiva nas orelhas por um período de 1 a 4 semanas.  A faixa compressiva é muito importante, pois ela mantém as orelhas no lugar durante o processo de cicatrização e evita formação de hematomas.

Com qual idade pode-se realizar a otoplastia?

A otoplastia para correção das orelhas de abano é recomendada quando os pacientes atingem os 06 anos de idade, isto é, na idade pré-escolar. Com isso, buscamos evitar que a criança sofra bullying ao frequentar a escola, o que pode levar a alterações psicológicas mais sérias.

 

Em adultos, a correção da orelha de abano pode ser realizada em qualquer idade.

 

Tem dúvidas se esse procedimento cirúrgico de otoplastia é a melhor escolha? Nossa equipe de médicos otorrinos especialistas está preparada para explicar os riscos e benefícios dessa cirurgia, assim como a forma mais segura possível de realizá-la.

 

Caso queira receber as nossas orientações pré-operatórias, para ter uma cirurgia mais segura, deixe seu e-mail aqui que  lhe enviamos.