Aftas: incômodo doloroso!

Saiba mais sobre as aftas:

Provavelmente você já deve ter tido afta alguma vez na sua vida, não é mesmo?

 

Mas você sabe o que são essas aftas?

Aftas são pequenas lesões ulceradas bastante comuns, atingindo entre 10 a 20% da população em alguma fase da vida. Tem aparência de pequenas feridas, circulares, bem dolorosas, esbranquiçadas e que são circundadas por uma auréola vermelha. Podem aparecer  na mucosa da língua, bochechas, céu da boca e nas amígdalas, sendo que tem uma permanência estimada em até 10 dias.

 

Mas qual é a causa dessas aftas?

Não se sabe ao certo o que ocasiona essas lesões aftóides, entretanto é possível associar a alguns fatores como infecções virais ou bacterianas, deficiências nutricionais, alterações hormonais, estresse, trauma provocado por aparelhos ortodônticos ou pelo ato de morder os lábios, alergias alimentares, anormalidades imunológicas e refluxo faringo laríngeo. Alimentos, como frutas ácidas ou temperos picantes, também podem  funcionar como possíveis indutores da formação de aftas.

Quando a afta se torna um caso médico?

Se o aparecimento das aftas se tornam recorrente, com uma duração maior que 10 dias ou são demasiadamente grandes, é indicado que o paciente procure um médico otorrinolaringologista especialista para que possa fazer uma avaliação adequada da lesão aftóide.

 

Como é feito o tratamento da afta?

Nos pacientes com quadros recorrentes, o médico investiga fatores desencadeantes e busca medidas para amenizá-los. Em casos selecionados pode ser necessária a realização de um biópsia para análise adequada da lesão. Já nas crises agudas, são receitados medicamentos analgésicos para a redução da dor e desconforto do paciente.

 

Agora, se você quer orientações mais detalhadas sobre as aftas, deixe seu e-mail aqui, que nós enviaremos para você.

CONTATO:

  • facebook ototone
  • instagram otoone
  • youtube otoone
  • Dr. Bruno Rossini
  • Dra. Renata Curi

Endereço: R. Cubatão, n°86, conj. 1407
Bairro: Paraíso | São Paulo/SP

Fone: (11) 4301-6874 | 2389-7016 | 99949-7016
Email: contato@otovita.com.br