Saiba mais sobre as aftas:
Provavelmente você já deve ter tido afta alguma vez na sua vida, não é mesmo?
Mas você sabe o que são essas aftas?
Aftas são pequenas lesões ulceradas bastante comuns, atingindo entre 10 a 20% da população em alguma fase da vida. Tem aparência de pequenas feridas, circulares, bem dolorosas, esbranquiçadas e que são circundadas por uma auréola vermelha. Podem aparecer na mucosa da língua, bochechas, céu da boca e nas amígdalas, sendo que tem uma permanência estimada em até 10 dias.
Mas qual é a causa dessas aftas?
Não se sabe ao certo o que ocasiona essas lesões aftóides, entretanto é possível associar a alguns fatores como infecções virais ou bacterianas, deficiências nutricionais, alterações hormonais, estresse, trauma provocado por aparelhos ortodônticos ou pelo ato de morder os lábios, alergias alimentares, anormalidades imunológicas e refluxo faringo laríngeo. Alimentos, como frutas ácidas ou temperos picantes, também podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas.
Quando a afta se torna um caso médico?
Se o aparecimento das aftas se tornam recorrente, com uma duração maior que 10 dias ou são demasiadamente grandes, é indicado que o paciente procure um médico otorrinolaringologista especialista para que possa fazer uma avaliação adequada da lesão aftóide.
Como é feito o tratamento da afta?
Nos pacientes com quadros recorrentes, o médico investiga fatores desencadeantes e busca medidas para amenizá-los. Em casos selecionados pode ser necessária a realização de um biópsia para análise adequada da lesão. Já nas crises agudas, são receitados medicamentos analgésicos para a redução da dor e desconforto do paciente.
Agora, se você quer orientações mais detalhadas sobre as aftas, deixe seu e-mail aqui, que nós enviaremos para você.
Aftas: incômodo doloroso!
Precisando de tratamento para aftas?
Conte conosco para ajudar.
Nossa equipe de otorrinolaringologistas especializados está pronta para lhe atender. Fazemos o tratamento baseado em um diagnóstico personalizado.
Pare de sofrer! Agende hoje mesmo sua consulta com um otorrinolaringologista especialista.