
Septoplastia: cirurgia para a correção do desvio de septo nasal e obstrução nasal
Problemas com desvio de septo ou obstrução nasal?
Conte conosco para ajudar.
Nossa equipe de otorrinolaringologistas especializados está pronta para lhe atender. Fazemos a septoplastia remodelando as áreas ósseas e cartilaginosas em que o septo nasal se encontra desviado, tornando-o centrado.
Agende hoje mesmo sua consulta com um otorrinolaringologista especialista em septoplastia
Saiba mais sobre a cirurgia do desvio de septo:
Septoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo corrigir o desvio do septo nasal, uma frequente causa de obstrução nasal crônica, que não responde positivamente ao tratamento clínico.
Essa alteração da anatomia interna do nariz pode dificultar a passagem do ar por uma ou ambas fossas nasais, gerando grande prejuízo na qualidade de vida do paciente.
Como a septoplastia é realizada?
Atualmente, existem variadas técnicas cirúrgicas, que são escolhidas conforme o tipo de desvio de septo nasal do paciente. Não é realizada nenhuma incisão externa na pele, sendo toda a cirurgia é feita por dentro das cavidades nasais, com auxílio do endoscópio, o que proporciona um amplo campo de visão. Essa cirurgia tem por finalidade a remodelação das áreas ósseas e cartilaginosas em que o septo nasal se encontra desviado, tornando-o centrado.
Em alguns casos, este procedimento é associado à turbinectomia ou turbinoplastia (ressecção parcial das conchas nasais) para proporcionar maior facilidade a passagem do ar.
No pós operatório, a lavagem nasal com soro fisiológico em abundância deve ser empregada.
A cirurgia é dolorida?
A septoplastia, na maioria dos casos, é realizada sob anestesia geral, ou seja, o paciente permanece dormindo e não sente dor durante o procedimento cirúrgico. O pós operatório também não costuma ser acompanhado dor.
E quais são os cuidados pós-operatórios necessários após cirurgia de correção do desvio de septo nasal?
O principal cuidado que o paciente necessita realizar é a lavagem nasal com solução fisiológica várias vezes ao dia na quantidade estipulada pelo seu otorrinolaringologista. A dieta e a mobilidade não se alteram, não há necessidade de cuidadores paras as necessidades básicas.
Deve-se ter o cuidado de restringir atividades físicas devido ao risco de sangramento. Geralmente na primeira semana o esforço físico deve ser mínimo. Atividades mais intensas como academia e esportes devem ser retornadas apenas com liberação do cirurgião.
Nossa equipe de especialista está preparada para explicar os riscos e benefícios dessa cirurgia, assim como a forma mais segura possível de realizá-la.
Para mais informações, veja o vídeo abaixo e entenda melhor como é realizado o procedimento.
Caso queira receber as nossas orientações pré-operatórias, para ter uma cirurgia mais segura, agende uma consulta, que nós iremos te ajudar.
Cuide bem da saúde do seu ouvido, nariz e garganta!
Hospitais de atuação
Conheça nossa equipe:

Dr. Bruno Rossini
CRM - SP: 115.697
RQE: 34828
Otorrinolaringologista
Responsável Técnico


.png)
CONTATO:
Endereço: R. Cubatão, n°86, conj. 1407
Bairro: Paraíso | São Paulo/SP
Fone: (11) 4301-6874 | 2389-7016 | 99949-7016