A neuralgia do trigêmeo é um distúrbio nervoso que provoca uma dor lancinante na região do rosto, por onde passa o nervo trigêmeo – responsável por carregar as mensagens resultantes das sensações do rosto para o cérebro. A dor sentida por esta condição é descrita como uma das piores dores que existem.
➡ Vamos as causas
O nervo do trigêmeo recebe esse nome porque tem três ramificações: o ramo oftálmico (que acompanha os olhos), o ramo maxilar (que acompanha todo o maxilar superior) e o ramo mandibular (que acompanha o maxilar inferior).
Assim como vários outros nervos presentes no rosto, o nervo do trigêmeo é um nervo sensitivo que controla as sensações que se espalham pela face, enviando-as como mensagens ao cérebro.
A dor provocada pela neuralgia do trigêmeo se distribui de acordo com o ramo do nervo afetado. A neuralgia pode se distribuir em três grandes partes do rosto:
▪ Região frontal, que toma a órbita ocular e parte do nariz
▪ Região malar, que se estende até o nariz e parte do lábio superior
▪ Região temporal que passa pelo lado do ouvido e acompanha o maxilar inferior.
Na neuralgia do trigêmeo, a função do nervo do trigêmeo é interrompida. Geralmente, o problema é causado pelo contato entre um vaso sanguíneo normal - neste caso, uma artéria ou de uma veia - e o nervo do trigêmeo. Esse contato coloca pressão sobre o nervo e faz com que ele não funcione corretamente e provoque a dor característica.
Uma série de gatilhos pode desencadear a dor da neuralgia do trigêmeo, incluindo:
- Barbear-se;
- Acariciar o próprio rosto;
- Alimentar-se;
- Beber;
- Escovar os dentes;
- Falar;
- Maquiar-se;
- Ser exposto à brisa e ao vento;
- Sorrir;
- Lavar o rosto;
Procure ajuda médica se você sentir dores muito fortes no rosto, principalmente se essa dor persistir por algum tempo ou for recorrente e não aliviar com o uso de analgésicos,
Responsável técnico: Dr. Bruno Rossini (CRM-SP 115697; RQE:34828)
Médica do corpo clínico: Dra. Renata Curi (CRM-SP 131439; RQE:38657)