top of page

Nariz entupido tem solução?

Atualizado: 29 de abr. de 2023

Olá, eu sou o Dr. Bruno Rossini, médico otorrinolaringologista e responsável pela clínica Oto One.

Você sabia que grande parte da população tem problemas para respirar pelo nariz?

Mas o que é a obstrução nasal?


A obstrução nasal é uma redução na quantidade de ar que passa pelo nariz ao inalarmos. Pode afetar um ou ambos os lados, ser parcial ou total, constante ou temporária e atingir tanto adultos quanto crianças.


A respiração nasal é crucial para a nossa saúde, pois o nariz é responsável por umedecer, aquecer e filtrar o ar inalado. A obstrução nasal pode afetar significativamente a nossa qualidade de vida. Por exemplo, respirar pela boca pode afetar a qualidade do sono e prejudicar o desempenho diário. Além disso, as crianças que respiram pela boca também podem ter alterações no crescimento facial.


As causas mais comuns da obstrução nasal incluem inflamações da mucosa nasal, como resfriados, sinusites, inalação de produtos irritantes, como químicos e perfumes fortes, e rinite alérgica. Esses casos tendem a ser temporários e melhoram com tratamento adequado.


Outra causa comum é o desvio de septo nasal, que é a estrutura que divide o nariz em dois lados. Quando isso acontece, pelo menos um lado do nariz está sempre obstruído. O aumento das conchas nasais também pode causar obstrução nasal e prejudicar enormemente ao paciente.


Outra causa comum em crianças é o aumento da adenoide, também conhecida como "carne esponjosa", que pode causar roncos e apneia do sono.


Além do tratamento medicamentoso, em alguns desses casos podemos indicar um procedimento cirurgico para corrigir o problema e melhorar a qualidade de vida do paciente.


Se você tem obstrução nasal, saiba que é possível melhorar com o tratamento adequado. Não deixe que esse problema afete a sua vida ou a de seus filhos. Busque orientação médica.


Estamos sempre disponíveis para ajudá-lo.

Um grande abraço.

Responsável técnico: Dr. Bruno Rossini (CRM-SP 115697; RQE:34828)

Clinica Oto One de otorrinolaringologia

Σχόλια


bottom of page